top of page

Cine Sementeira divulga filmes selecionados

  • Foto do escritor: Wender Gomes
    Wender Gomes
  • 7 de out.
  • 3 min de leitura

Filmes vão compor as exibições cinematográficas itinerantes do novo projeto do Kurta na Kombi


ree

O ‘Cine Sementeira: Reflorestar o Futuro com Cinema’, novo projeto do Kurta na Kombi, anuncia os filmes selecionados para compor as exibições cinematográficas itinerantes. Ao todo, foram selecionados 08 curtas-metragens, sendo dois destes direcionados para o público infanto-juvenil. A convocatória recebeu mais de 200 filmes de todo o país.


O Cine Sementeira propõe um olhar para o cinema brasileiro como semente fecunda para reflorestar imaginários. As mostras, realizadas em assentamentos rurais e comunidades quilombolas do Rio Grande do Norte, valorizam narrativas audiovisuais de temática socioambiental, que reconhecem os modos de vida e as lutas de povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais. O projeto destaca o papel fundamental dessas populações na preservação do meio ambiente, no enfrentamento das mudanças climáticas e na construção de um futuro mais justo, igualitário e sustentável.


Com curadoria feminina composta por Dênia Cruz e Alessandra Augusta, o Cine Sementeira apresenta uma seleção de filmes que dialogam com questões sociais, culturais e ambientais.


Dênia Cruz é produtora audiovisual e documentarista. Formada em Jornalismo, com especialização em Cinema e mestrado em Estudos da Mídia, é idealizadora da DeMaré Mídia & Produções, onde desenvolve trabalhos audiovisuais conectados às lutas populares e sociais. Além disso, ministra oficinas de produção de microdocumentários, promovendo o acesso à linguagem audiovisual como ferramenta de expressão e transformação.


Alessandra Augusta é atriz, produtora cultural e audiovisual. Licenciada em Teatro pela UFRN, é especialista em Ensino de Teatro pelo IFRN e mestranda em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRN (PPGARC/UFRN). Sua pesquisa se concentra em temas como Teatro Negro, Feminismo, Ancestralidade e Dramaturgia Autoral, contribuindo com uma perspectiva crítica e sensível à curadoria do Cine Sementeira.


Para Alessandra Augusta, o Cine Cementeira traz ao público filmes impactantes que abordam questões identitárias e humanas. "Fico muito feliz que a Mostra tenha recebido um grande número de filmes para a seleção. São filmes com perspectivas que consideram o lugar de fala, abordando, por exemplo, visões indígenas e de povos originários, os grafismos tradicionais, a convivência e o cotidiano desses territórios”, comenta a curadora.


“É notável o cuidado na produção, a qualidade técnica e estética dos filmes. Muitos trabalhos são belíssimos, e o maior desafio é justamente escolher, entre tantos bons, aqueles que irão compor a Mostra. Neste momento, é fundamental atentar aos detalhes, às narrativas que tragam originalidade, amplitude e diversidade. Valorizamos filmes que reflitam diferentes realidades sociais e que nos levem a refletir sobre o mundo de forma mais plural e profunda", completa Alessandra.


A curadora Dênia Cruz destaca a honra de ser parceira deste projeto. “A proposta é levar o cinema independente, aquele cinema que conta as nossas histórias, a história do nosso povo, muitas vezes narrada pelos próprios atores sociais que vivem essas realidades no dia a dia, nos seus territórios é extremamente potente e transformador”.


“Esses públicos terão a oportunidade de conhecer produções de todo o Brasil, com temáticas que dialogam diretamente com o meio ambiente, com a natureza e com as vivências desses territórios. Os filmes estão incríveis, foi até difícil escolher! Mas o mais importante é perceber o quanto esse projeto fortalece o diálogo e a troca de saberes por meio da imagem”, aponta Dênia.

Os filmes selecionados receberão um cachê a título de licenciamento para exibição durante a programação do projeto, que será realizado em outubro e novembro. Entre os selecionados estão: Menina Semente (PE), Erva que cura, erva que benze (BA), Festa de Pajés (AM), Yby Katu (RN), Mangaraquilombo (RJ), Iyá Luciene, Nascida do Fogo (RN), Boi Brinquedo (CE) e Vermelho Urucum, Preto Jenipapo (MS e SP).


Acompanhe as novidades do projeto no perfil do Kurta na Kombi no Instagram @kurtanakombi.


O projeto "Cine Sementeira: Reflorestar o Futuro com Cinema" é uma produção do Kurta na Kombi, com apoio do IDEMA RN, INCRA RN, Prefeitura Municipal de Taipu, Prefeitura Municipal de Touros, Prefeitura Municipal de Rio do Fogo e Prefeitura Municipal de Espírito Santo; realização Fundação José Augusto, Secretaria Estadual de Cultura do RN, Sistema Nacional de Cultura, Política Nacional Aldir Blanc, Ministério da Cultura e Governo Federal.



Kurta na Kombi


O Kurta na Kombi é um coletivo, ponto de cultura, cinema itinerante e cineclube, criado em 2019 na cidade do Natal/RN, que realiza continuamente iniciativas culturais com o objetivo de democratizar o acesso ao cinema brasileiro por meio de atividades de formação, circulação e exibição audiovisual. Suas ações transformam praças, quadras, parques e vias públicas em salas de cinema ao ar livre movido a energia solar, com acesso gratuito, especialmente em territórios em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Comentários


bottom of page