Começa Festival Gastronômico de Caicó 2025
- Wender Gomes
- há 5 dias
- 3 min de leitura
Evento celebra terra da carne de sol e do queijo e consolida Caicó como destino da gastronomia nordestina

Caicó se transforma, a partir desta sexta-feira (31), na capital da gastronomia potiguar. O Festival Gastronômico de Caicó 2025 abre oficialmente sua programação com uma combinação de experiências que unem sabor, cultura e identidade regional. O evento acontece em duas etapas: programação na Praça da Catedral de Sant’Ana, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, a partir das 17h, e o Circuito de Bares e Restaurantes, que segue até 15 de novembro, em 12 estabelecimentos da cidade.
Na Praça da Catedral, o público vai poder acompanhar oficinas gratuitas na Cozinha Show, com degustações, além do Concurso Gastronômico Abrachefs RN 2025, que elegerá os melhores cozinheiro(a) e confeiteiro(a) do estado. A programação também conta com a Feira de Produtos Gastronômicos Artesanais (FESPEG), Feira de Artesanato Caicó Mostra Caicó, Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária, além do Pavilhão Feito Potiguar do Sebrae, com destaque para produtos da indústria de alimentos do Seridó.
Além das experiências gastronômicas, o público poderá aproveitar a venda de comidas e bebidas locais e uma programação musical especial. Nesta sexta (31), o palco do festival recebe Hugo e Heitor às 20h e, em seguida, Johnny Cortez. No sábado (1º), a festa continua com Marcus Vinicius e Wall Dutra, a partir das 18h.
A Cozinha Show contará com dez chefs e mixologistas, entre eles grandes nomes da gastronomia nordestina. O público poderá assistir a apresentações de Cumpade João, paraibano vencedor do Prêmio Dólmã Nacional (2018) e jurado do MasterChef Celebridades; José Roberto Caju, campeão do MasterChef Brasil 2024; e Jarlles Gois, influenciador da área gastronômica.
O SENAC Barreira Roxa também marca presença com Elizabeth Assunção, ProChef pelo Culinary Institute of America, e Gustavo Almeida, mixologista premiado que já representou o Brasil em competições na China e na Rússia. A chef Maristela Silva, figura tradicional no festival, completa o time.
Representando Caicó, o evento conta com talentos locais que despontam na cena gastronômica: Aillane Rodrigues, estudante de Gastronomia; Wanderson Gomes, autor do prato “Meu Sertão”, vencedor do Circuito de Restaurantes do Festival 2024; Josifran Gomes, premiado com o Prêmio Nacional Dólmã; e Natália Carvalho, mixologista vencedora do Abrachefs RN 2024.
O Concurso Abrachefs RN 2025 trará disputas entre três finalistas na categoria Cozinheiro e três na categoria Confeiteiro. Toda a programação será transmitida ao vivo pela TV Kurtição.
Além da gastronomia, o festival abre espaço para a cultura potiguar. No sábado, será lançado o livro “Das mãos de Seu Fausto para as mesas do Brasil”, do jornalista Osair Vasconcelos, reforçando o elo entre tradição, memória e culinária regional.
“O evento tem como propósito destacar Caicó como terra da carne de sol e do queijo, consolidando a cidade como um dos principais destinos turísticos gastronômicos e culturais do interior do Nordeste”, destaca Raildon Lucena, produtor do Festival.
O Festival Gastronômico de Caicó 2025 é uma realização da Agência Referência, com apoio de Sebrae-RN, Movimento Feito Potiguar, Fundação José Augusto, Governo do RN, FESPEG, Ecossistema Local de Inovação, Cáritas Diocesana de Caicó, IFRN Campus Currais Novos, Universidade Potiguar (UnP), ACAF, Deputado Adjuto Dias, Sistema Fecomércio RN, SESC e SENAC. O evento conta com patrocínio de Cachaça Samanaú, Queijaria Dona Gertrudes, FAS Produções e Eventos, Cerveja Mufumbo e DSP Eventos.
*Circuito de Bares e Restaurantes segue até 15 de novembro*
A programação do Festival Gastronômico também acontece nos estabelecimentos de alimentação da cidade. O Circuito de Bares e Restaurantes, que acontece de 31 de outubro a 15 de novembro, reúne 12 estabelecimentos de Caicó. Todos os pratos participantes são à base de carne de sol e queijo, com ingredientes de marcas do Feito Potiguar, valorizando a produção regional.
Estão inseridos no Circuito os seguintes estabelecimentos e pratos:
• Armazém 400 – Seridoense Moderno;
• Bar do Coreto – Filé do Coreto;
• Botequim Guedes – Caldo Sertanejo;
• Burguers – Mano do Sertão;
• Caiçara 21 – Sol do Seridó;
• Casa Virgulino – Terra de Sant’Ana;
• Doha – Esfiha Nordestina;
• Dona Bela – Sertão Sinfônico;
• Eros Motel – Filé do Eros;
• Farinno Pizzas – Pizza Engenho;
• La Nonna – Arancine do Sol / Linguine di Soll;
• Zeca Barrão – Malassada do Zeca.
O circuito se estende por quinze dias e convida o público a degustar e ajudar a eleger os melhores pratos do Festival.




