Pinacoteca do Estado recebe programação gratuita voltada para o desenho, a partir desta terça (4)
- Wender Gomes
- há 1 dia
- 3 min de leitura
Projeto Órbita vai promover três dias de atividades com artistas potiguares e ações pela manhã e tarde

Começa nesta terça (4) e segue até quinta-feira (06), o projeto "Órbita - oficinas de desenho e sessões de observação" na Pinacoteca do Estado, no bairro da Cidade Alta. O evento vai reunir artistas e produtores culturais do Rio Grande do Norte, promovendo gratuitamente oficinas de desenho e sessões de observação. O evento deve reunir cerca de 40 participantes em três dias de atividades, entre artistas, alunos, professores e produtores culturais. A iniciativa busca trazer uma variedade de pessoas, habilidades e trajetórias não só para incluir diversas feituras de arte, mas também promover o acesso a quem pretende iniciar no campo das artes.
“O evento é uma ótima oportunidade para quem nunca teve contato com o traço. Vamos proporcionar um espaço plural dos mais jovens aos mais experientes, promovendo a arte a toda a população”, destacou o Coordenador Geral do evento, Yan Soares. Todas as atividades programadas contaram com oficineiros com larga experiência no campo artístico. As vagas para participar das atividades são gratuitas e foram preenchidas, por meio de inscrições prévias.
As oficinas de desenho acontecem sempre a partir das 10h. No dia 4, acontece a oficina “O Ritmo do Corpo”, ministrada por Eriwelton Machado com foco no desenho de corpos em movimentos, poses sequenciadas, rastros e a sensação de deslocamento. No dia 5 acontece a oficina “Emoções em Cena” ministrada por Daniel Torres com foco no desenho de rostos, expressões faciais e a transmissão de sentimentos. E por fim, no dia 6 será a vez do “Abstração e performance”, uma oficina ministrada por Marcone Soares com foco no desenho abstrato, um treino de experimentação e livre interpretação a partir de estímulos visuais mais ousados.
Além das oficinas, as sessões de observação reforçam o aprendizado do que foi aprendido mais cedo, com a participação de artistas como modelos vivos. No turno vespertino de cada dia, a partir das 14h, o evento convidou dançarinas, atores e performers para dar vida ao trabalho dos alunos. Com a presença das BGirls Vanny e Enay, integrantes do Extreme BGirls, crew feminina de breaking dance; Dos atores Caju e José Medeiros, do Grupo Asavessa de teatro; E no último dia, com a presença da Pequena Sereia Ixtranha e Cajjuina Ixtranha, integrantes da Casixtranha, uma house da cena ballroom.
O projeto "Órbita - oficinas de desenho e sessões de observação" tem apoio da Pinacoteca Potiguar e é uma realização da Fundação José Augusto, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Sistema Nacional de Cultura, Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Confira a programação:
04/11 | O RITMO DO CORPO
- 10h - Oficina de desenho de corpos em movimento | Por Eri Welli
- 14h - Sessão de desenho de observação | Com BGirl Vanny e BGirl Ennay
05/11 | EMOÇÕES EM CENA
- 10h - Oficina de desenho de expressões faciais | Por Daniel Torres
- 14h - Sessão de desenho de observação | Com Caju e José Medeiros
06/11 | ABSTRAÇÃO EM PERFORMANCE
- 10h - Oficina de desenho abstrato e gestual | Por Marcone Soares
- 14h - Sessão de desenho de observação | Com Pequena Sereia Ixtranha e Cajjuina Ixtranha
Serviço
Projeto "Órbita - oficinas de desenho e sessões de observação"
Data: 4, 5 e 6 de novembro - a partir das 10h
Local: Pinacoteca do Estado - Cidade Alta
Outras informações no instagram: @orbitasession




