top of page

Universitários lançam satélite em Natal e conquistam bicampeonato nacional

  • Foto do escritor: Wender Gomes
    Wender Gomes
  • há 4 dias
  • 1 min de leitura
ree

O céu de Natal foi palco de mais um feito inédito da ciência brasileira. No Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), base da Força Aérea Brasileira localizada no litoral potiguar, estudantes mineiros do Inatel lançaram um CubeSat e conquistaram o bicampeonato da Olimpíada Brasileira de Satélites (OBSAT). A cidade entrou para a história ao sediar a operação que consagrou a equipe Lorentz's Cage como a única de graduação no país a realizar um lançamento desse tipo.


O nanossatélite desenvolvido pelos universitários tem capacidade de gerar energia em órbita por meio de cabos eletrodinâmicos, tecnologia aplicada em satélites de grande porte e adaptada pelos alunos para uma versão em escala reduzida. O projeto envolveu pesquisa aplicada, construção de hardware próprio e testes com balões meteorológicos até alcançar a validação em Natal.


Em 2023, outra equipe do Inatel já havia conquistado a 1ª edição da OBSAT, também com direito a lançamento de satélite. Agora, com o segundo título seguido, a instituição consolida-se como referência nacional no desenvolvimento acadêmico de tecnologias espaciais, reforçando a importância de Natal como centro estratégico para experimentos desse porte.


Com o bicampeonato conquistado em solo potiguar, a capital do Rio Grande do Norte reafirma sua tradição de vanguarda na área aeroespacial, por meio do CLBI, e ganha ainda mais protagonismo como vitrine da ciência e da inovação brasileira.

bottom of page