top of page

URBANOCINE (RN) leva o cinema potiguar a Cuba

  • Foto do escritor: Wender Gomes
    Wender Gomes
  • 17 de out.
  • 2 min de leitura

Projeto promove oficinas, intercâmbio cultural e mostra cinematográfica internacional


ree

Durante o mês de outubro, o Festival URBANOCINE (RN) realiza uma série de atividades em Cuba, incluindo oficinas de vídeo-cartas, musicalidades afro-latinas e fotografia documental nas cidades de San Antonio de los Baños e Havana. As ações acontecem em parceria com a histórica Escuela Internacional de Cine y TV (EICTV), referência mundial na formação audiovisual latino-americana.


Criado em 2013, o URBANOCINE atua por meio de exibições públicas, projeções em espaços não convencionais e oficinas formativas que estimulam o debate sobre questões sociais, identitárias e territoriais a partir do cinema. Com uma trajetória marcada pela descentralização e pela inclusão, o projeto busca democratizar o acesso à produção e à fruição audiovisual, especialmente em comunidades afastadas dos grandes centros urbanos.


“O convite surgiu a partir de uma pesquisa que eu vinha desenvolvendo sobre o cinema latino-americano. Há muitos anos participei de um longa-metragem na Paraíba e conheci Dani, que foi estudar na EICTV. Dessa conexão nasceu a ideia de criarmos um festival de intercâmbio entre o cinema potiguar e o cinema cubano, aproximando nossas realidades e estéticas. Por meio de Dani, Gabs e da própria instituição, firmamos essa parceria que será uma atividade continuada”, explica Gustavo Guedes, idealizador do projeto.


Segundo Guedes, a programação em Cuba inclui oficinas de vídeo-cartas com comunidades locais, nas quais serão apresentadas produções realizadas no Rio Grande do Norte. A partir dessa troca, novas vídeo-cartas serão criadas em resposta às brasileiras, promovendo um diálogo audiovisual entre os dois países.


“Nosso objetivo é realizar uma semana de atividades em outubro e, com o material produzido, promover posteriormente em Natal uma mostra com as vídeo-cartas e filmes criados tanto no Rio Grande do Norte quanto em Cuba. Além disso, exibiremos obras potiguares, brasileiras e cubanas selecionadas a partir desse encontro em Havana”, completa o idealizador.


Entre os dias 18 e 25 de outubro, o URBANOCINE leva o cinema potiguar para Havana e San Antonio de los Baños. A programação inclui oficinas, apresentações de vídeo-cartas e a Mostra de Cinema Potiguar na EICTV, com filmes legendados em espanhol. O projeto também participará da produção de um curta-metragem em solo cubano, fortalecendo ainda mais o intercâmbio artístico entre os dois territórios.

É o cinema potiguar e latino-americano em diálogo, criando pontes, afetos e novas narrativas. O URBANOCINE segue firme em seu propósito de fortalecer o audiovisual como ferramenta de expressão, pertencimento e transformação social.


A sétima edição do Festival URBANOCINE é uma realização da Fundação José Augusto, Secretaria de Cultura do Rio Grande do Norte, Governo do Estado do RN, com recursos da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal. A produção é da Ilha Deserta.


Todas as ações podem ser acompanhadas pelo perfil no Instagram (@urbanocine) e pelo site oficial do projeto: www.urbanocine.com.br.

Comentários


bottom of page