top of page

Empreendedora lança plataforma que auxilia artistas na criação de projetos culturais

  • Foto do escritor: Wender Gomes
    Wender Gomes
  • 23 de out.
  • 2 min de leitura

Startup potiguar Arte Marca une cultura e tecnologia para fortalecer o setor artístico


ree

Será lançada, no mês de novembro, uma plataforma digital que permite a artistas descrever ideias, aprender sobre o setor cultural e estruturar projetos. A iniciativa, idealizada no Rio Grande do Norte, é desenvolvida pela empreendedora cultural Carol Silva, fundadora da Arte Marca.


Com o título Biblioteca de Projetos, a ferramenta foi criada para ajudar artistas, artesãos e fazedores de cultura a escrever e formatar projetos culturais conforme as exigências de editais e leis de incentivo. A proposta concentra ideias e modelos em um único ambiente digital, facilitando o processo de criação e escrita.


Segundo a idealizadora, a plataforma nasceu de uma necessidade observada nas trocas diárias com outros artistas.

“Mais do que um site, a Biblioteca de Projetos é um espaço de fortalecimento e autonomia criativa. O objetivo é democratizar o acesso à gestão cultural e oferecer tecnologia, metodologia e acolhimento em um só lugar”, explica Carol Silva.


A empreendedora afirma que a ferramenta também integrará formação, capacitação e oportunidades. “Com poucos cliques, o usuário pode organizar ideias, estruturar objetivos, elaborar orçamentos e propostas completas, sem depender de intermediários. Além disso, haverá videoaulas curtas e uma aba com editais abertos e oportunidades no setor cultural”, detalha.


Criada em 2023, a Arte Marca atua como elo entre arte, cultura e empreendedorismo, transformando expressões artísticas em projetos sustentáveis e de reconhecimento nacional. A empresa já participou do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC) e teve projetos aprovados pela PNAB em dois Estados. Também foi contemplada com a bolsa Sócio Empreender, do programa de aceleração Startup NE, do Sebrae.


Além da nova plataforma, Carol Silva dedica-se ao empreendedorismo criativo e à profissionalização de artistas. “A Arte Marca nasceu para fortalecer quem faz cultura, especialmente mulheres e pessoas negras, oferecendo ferramentas acessíveis, linguagem próxima e incentivo à autonomia”, diz a fundadora.


Com base no Nordeste e alcance nacional, a Arte Marca se define como uma iniciativa inovadora e inclusiva, que impulsiona o afroempreendedorismo cultural e a profissionalização do setor criativo brasileiro.


A Biblioteca de Projetos está em fase de testes e tem lançamento previsto para novembro. Informações e atualizações estão disponíveis nos canais oficiais e nas redes sociais da empresa.

Comentários


bottom of page