Escola de Canguaretama é destaque nacional no Prêmio Paulo Freire de Educação
- Wender Gomes
- 23 de out.
- 2 min de leitura

A Escola Estadual 4 de Março, localizada em Canguaretama, representou o Rio Grande do Norte na cerimônia do 3º Prêmio Paulo Freire de Educação, realizada na noite dessa terça-feira (21), no Teatro Pedro Calmon, em Brasília (DF). O evento homenageou educadores e projetos que transformam a escola pública em um espaço de amor, inclusão e justiça social.
O projeto “Uma Escola que Sente e Acolhe: garantindo direitos de aprendizagem, acesso e permanência na EJA” foi reconhecido entre os destaques nacionais por sua atuação comprometida com o direito à educação de jovens e adultos (EJA). A iniciativa recebeu Moção de Louvor e a Medalha do Prêmio Paulo Freire de Educação, consolidando o trabalho coletivo da comunidade escolar.
Desenvolvido pelos professores Késsia Katiane Alves Pessoa, Simone Alves e Antônio Ivanaldo de Oliveira Júnior, o projeto teve início em 2024 e segue em expansão em 2025, com foco na escuta ativa, no respeito às trajetórias dos estudantes e na construção de uma escola mais inclusiva e humanizada.
“Foi uma alegria saber que nosso projeto foi um dos vencedores do Prêmio Paulo Freire. Uma conquista que mostra a força da Educação de Jovens e Adultos. A SEEC [Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer do RN] nos deu todo o apoio para estarmos aqui representando o Rio Grande do Norte”, afirmou a professora Késsia Pessoa.
A subcoordenadora de Educação de Jovens e Adultos da SEEC, Liz Araújo, parabenizou a equipe e ressaltou o simbolismo da conquista: “Esse prêmio é o reflexo de uma rede que acredita na força da educação pública e no poder do acolhimento como caminho para garantir a aprendizagem e o respeito às trajetórias de vida dos nossos estudantes.”
Fonte: BZNotícias




