top of page

Equipe de Médicos Sem Fronteiras chega a províncias afetadas por terremoto no Afeganistão

  • Foto do escritor: Wender Gomes
    Wender Gomes
  • 2 de set.
  • 1 min de leitura

Atualizado: há 6 dias

Uma equipe de Médicos Sem Fronteiras (MSF) chegou hoje às províncias de Nangarhar e Laghman para realizar uma avaliação depois do terremoto devastador que atingiu o leste do Afeganistão. Segundo as autoridades locais, mais de 1.400 pessoas perderam a vida e mais de 3 mil ficaram feridas.


MSF visitou o hospital regional de Nangarhar, na cidade de Jalalabad, onde mais de 130 pacientes feridos no terremoto foram operados e cerca de 600 foram recebidos nas últimas 24 horas. A equipe também visitou o hospital provincial de Laghman e distribuiu kits para traumatismos e feridos aos dois hospitais.


“Os dois hospitais já estavam trabalhando a plena capacidade antes do terremoto. Vimos muitos pacientes sendo atendidos nos corredores e funcionários que necessitavam de suprimentos médicos. A resposta humanitária deve ser ampliada urgentemente”, afirma o Dr. Fazal Hadi, coordenador médico adjunto de MSF.


MSF está avaliando a melhor maneira de contribuir com a resposta médica. Segundo fontes locais, muitas pessoas ainda estão sob os escombros, e a destruição de infraestruturas teve um impacto importante nas condições de vida e no acesso à água potável, o que cria risco para transmissão de doenças.

Comentários


bottom of page